top of page

PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Divisão Temática  2 - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

 

GP Publicidade e Propaganda

Coordenadora: Profa. Dra. Clotilde Perez (USP)

Vice-Coordenador: Prof. Dr. Goiamérico dos Santos (UFG)

 

07/09/2016 - 4ª feira

9h às 9h15

Abertura dos Trabalhos do GP Publicidade: boas-vindas aos participantes e informes

Coordenação: Clotilde Perez (USP)

Local: ECA, Prédio 1, Sala da Congregação, 1o andar

 

07/09/2016 - 4ª feira

9h15 às 11h00

Mesa de Abertura “Publicidade para o amanhã"

Mediação: Clotilde Perez (USP)

Local: ECA, Prédio 1, Sala da Congregação, 1o andar

 

Eneus Trindade (USP)

Rogério Covaleski (UFPE)

Jean Charles Zozzoli (UFAL)

Maria Lilia Dias de Castro (UFSM)

Vander Casaqui (ESPM)

 

07/09/2016 - 4ª feira

11h às 13h

Sessão 1: Publicidade movente

 

Mesa 1

Coordenação: Clotilde Perez - USP

Local: ECA, Prédio 1, Sala da Congregação, 1o andar

 

1. Propaganda e Representatividade: Análise do Discurso Publicitário Em Uma Nova Conjuntura Social (José Igor Marcelino Mulatinho, UFRN; Josenildo Soares Bezerra, UFRN)

2. Fragmentos, contextos e continuidades: notas sobre o fluxo publicitário na perspectiva da semiótica social (Nathália dos Santos Silva, UFRGS)

3. Cyber Grand Prix Cannes 2015: o leão segue a mesma trilha (Alessandro Souza de Souza, ESPM-Sul)

4. Da sola do pé à palma da mão: a publicidade construtora em momentos de crise (Bruno Pompeu, IED)

5. Ecossistema publicitário: o crescimento sígnico da Publicidade (Clotilde Perez, USP)

 

Mesa 2

Coordenação: Rogério Covaleski - UFPE

Local: Prédio 1, 1º andar, Auditório Egon Schaden

 

1.Do product placement ao Branded Content: uma revisão bibliográfica a partir da base de dados Scopus (Pablo Moreno Fernandes Viana, USP)

2. Animais fofinhos, Inês Brasil e resposta do público frente a novas narrativas publicitárias (Marisa de Lemos Araújo, UFPE; Luana Ellen de Sales Inocêncio, UFPB)

3. “Olá, estou aqui para ajudar você”: um estudo sobre os personagens de marca a partir da percepção social (Silvio Nunes Augusto Jr, USP)

4. Pokemón Go: imersão, publicidade e ludicidade em um novo modelo de compra e inserção de mídia (Rodrigo Duguay da Hora Pimenta, UNICAP)

5. Silenciamentos nos discursos publicitários brasileiros: o setor automotivo (Rogério Luiz Covaleski (UFPE)  

 

07/09/2016 - 4ª feira

14h às 18h

Sessão 2: Publicidade, marcas e suas múltiplas expressões

Local: ECA, Prédio 1, Sala da Congregação, 1o andar

Mesa 3

Coordenação: Silvio Sato - ESPM, USP

 

1. Marcas próprias do varejo supermercadista: estratégias mercadológicas e a percepção dos consumidores (Juliana Del Secchi, PUCPR)

2. Marcas e aplicativos móveis patrocinados no contexto das mediações locais (Taciana de Lima Burgos, UFRN)

3. Expressão e humanização de marcas em exposições industriais no Brasil – estudo de caso: viabilidade (Luiz Carlos Ferreira Martins Corrêa, Metrocamp)

4. Marcas e significados em movimento: da telefonia celular aos serviços convergentes de telecomunicações (Silvio Sato, ESPM)

 

 

Mesa 4

Coordenação: Jean Charles Zozzoli - UFAL

 

1. Marcas entregando serviços digitais: novas formas de conexão entre marcas e pessoas (Nathalia Santos Andrijic, USP; Clotilde PEREZ, USP)

2.”A rua é nóiz”: estudo de caso sobre a marca e as dimensões do seu consumo no rap (Gustavo da Silva Tristão, USP)

3. Enunciação e imagem: apontamentos para o estudo da fotografia publicitária e suas relações com o fenômeno-marca (Nelson Soares Pereira Junior, UFOB)

4. Vitrines: construções narrativas das marcas (Alhen Rubens Silveira Damasceno, USP)

5. Marca: Do Simples Argumento Tático De Troca Ao Circuito Do Dom/Contra-dom – Emergência e redefinição de algumas perspectivas e potencialidades publicitárias (Jean-Charles Zozzoli, UFAL)

 

07/09/2016 - 4ª feira

14h às 18h

Sessão 3: Formação em Publicidade

Local: Prédio 1, 1º andar, Auditório Egon Schaden

Mesa 5

Coordenação: Bruno Pompeu – IED, USP

 

1. “Para variar, a gente acaba de ter mais uma grande ideia”: o novo currículo do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade de Fortaleza - Unifor  (Jari Vieira SILVA, UNIFOR; Alessandra Oliveira Araújo, Unifor; Tarcisio Bezerra Martins Filho, Unifor)

2. O “bem pensar” e o “aprender a conhecer” na formação em Publicidade e Propaganda: relato de experiência de um desenho curricular (Vanessa Cristina Ferreira Simões, CESUPA; Leandro Raphael De Paula, CESUPA)

3. O que ensina a publicidade e outdoor de Instituições de Ensino superior (Flávia Mayer dos Santos Souza, UFES)

4. Proposta de gestão mercadológica para uma instituição de ensino superior brasileira (Sergio dos Santos Clemente Junior, USP)

 

Mesa 6

Coordenação: Fábio Hansen - UFPR

 

1. Publicidade no Brasil: o advento da Criatividade e de suas instâncias de consagração e legitimação cultural (Eric Anacleto Ribeiro, USP)

2. Somos todos criativos: a institucionalização da criatividade e o discurso midiático (Adriana Lima de Oliveira, ESPM/SP)

3. Agência de Propaganda: uma necessária revisão de um modelo de negócios obsoleto (André Petris Gollner Aedu; Arison Nakazato Sonagere, AEDU)

4. Lugar discursivo da autoria: condições para experiências significativas no ensino da criação publicitária (Fabio Hansen, UFPR; Juliana Petermann, UFSM)

 

07/09/2016 - 4ª feira

18h às 19h

Reunião anual do GP Publicidade e Propaganda

Local: ECA, Prédio 1, Sala da Congregação, 1o andar

 

 

08/09/2016 - 5ª feira

9h às 13h

Sessão 4 – Publicidade, gênero e diversidade

Local: ECA, Prédio 1, Sala da Congregação, 1o andar

Mesa 7

Coordenação: Selma Felerico Garrini - Mackenzie, ESPM, USP

 

1. Marcas e significações dos hábitos alimentares femininos na maturidade: midiatização, regras e prazeres Selma Peleias Felerico Garrini (Mackenzie, ESPM, USP)

2. Quando a miopia na propaganda pode abalar a reputação das marcas para as mulheres (Dulce Margareth Boarini, UMESP)

3.Fulla: a boneca muçulmana. A formação da Personalidade de meninas islâmicas através do ato de brincar (Carolina Boari, PUC SP)

4. A cerveja Heineken e a liga dos Campeões: a desconstrução da tradicional imagem da mulher no futebol (Cíntia Aparecida de Sousa, UFU; Marcelo Marques de Araújo, UFU)  

 

Mesa 8

Coordenação: André Iribure Rodrigues, Fabico - UFRGS

 

1.As representações das masculinidades da publicidade: os comerciais da campanha “Você é o cara. Você é o Kaiser” (Andre Iribure Rodrigues, Fabico/UFRGS)

2. Entre cabras-machos, ogros e o “novo homem”: o ethos e o pathos construindo masculinidades em propagandas de cosméticos masculinos (Paula Dias Aguiar, UFPE; Leonardo Mozdzenski, UFPE)

3. A publicidade brasileira está saindo do armário? Análise crítica de filmes publicitários do Dia dos Namorados (Leonardo Mozdzenski, UFPE; Keliny Cláudia da SILVA, UPFE)

4. Propaganda e diversidade: mudanças de paradigma no contexto de inclusão da diversidade na mensagem publicitária brasileira (Renato de Almeida Vieira e Silva, RIO BRANCO)

 

 

08/09/2016 - 5ª feira

9h às 13h

Sessão 5:  Chronos Publicidade: infância

Local: Prédio 1, 1º andar, Auditório Egon Schaden

Mesa 9

Coordenação: Sandra Maria Ribeiro de Souza, USP

 

1. Regulação da publicidade infantil no Brasil: análise argumentativa do debate público (Adriana Rodrigues Ferreira, PUC Goiás)

2. Publicidade, público infantil e construções de gênero: uma análise de peças publicitárias em televisão (Patricia Oliveira de Freitas, UFRRJ)

3. Regulação e regulamentação da publicidade de alimentos infantis. Uma polarização dos discursos sobre crianças e infâncias (Cinira Baader, USP)

4. Content Marketing e a busca pelo sentido dominante através do conceito “leia para uma criança” da marca Itaú Unibanco (Marlon Munaretti de Camargo (UTP)

 

 

Mesa 10

Coordenação: Luiz Cesar Silva dos Santos - UFPA

 

1. Personagens e mascotes na publicidade infantil. Aspectos persuasivos e estratégicos na campanha publicitária da vitamina para crianças Redoxitos (Paula Renata Camargo de Jesus, UPM e UNISANTA)

2.A Ciberpublicidade infantil: experiência, linguagem e consumo (Danuta de Cássia Leite LEÃO, UNAMA; Neusa Pressler, UNAMA)

3.A regulação da publicidade infantil no Youtube (Alexandra Balbo Papini, FCL)

 

 

08/09/2016 - 5ª feira

14h às 18h

 

Sessão 6: Chronos Publicidade: envelhecimento e mídias

Local: ECA, Prédio 1, Sala da Congregação, 1o andar

 

Mesa 11

Coordenação: Maria Ogécia Drigo - UNISO

 

1. Crédito consignado e crédito para negativados: estratégias discursivas das instituições financeiras e da imagem do idoso (Marco Antonio Cirillo, Umesp)

2. Iconografia da velhice: apresentação de um modelo para análise de imagens digitais de idosos em Comunicações marcárias (Tiemy da Silva Moura, USP; Sandra Maria Ribeiro de Souza, USP)

3. Possibilidades de ressignificação da velhice pela Publicidade (Bruno Antonio da SILVA Martins; Maria Ogécia Drigo, Uniso)

4.Leica 100: as narrativas na publicidade (Leticia Segurado Cortes, UFG)

 

Mesa 12

Coordenação:  Sérgio Roberto Trein - Unisinos

 

1.As implicações da voz do consumidor contemporâneo na comunicação de mercado (Vânia Braz de Oliveira, UNIVAP)

2.A orla como parte das identidades do Rio de Janeiro e Búzios na campanha “O mundo se encontra no Brasil. Venha celebrar a vida”. (Raphael Figueiredo Medeiros Lima, UFBA; Adriano de Oliveira Sampaio, UFBA)

3.Continuidades e descontinuidades entre os comerciais La Piscine e Monuments (Claudia Farias Lopes Trintin, PUCRS)

4. Comunicação mercadológica intercultural: Daiso Japan Brasil e a qualificação para o consumo no ponto de venda (Everaldo Pereira, UMESP)

5. Outdoor: todo mundo vê? Os efeitos da inercia atencional sobre a publicidade externa (Sérgio Roberto Trein, UNISINOS)

 

Sessão 7: Publimídias

Local: Prédio 1, 1º andar, Auditório Egon Schaden

Mesa 13

Coordenação: Maria Lilia Dias de Castro - UFSM

 

1.Marketing de relacionamento como ferramenta de retenção de clientes. Estudo de Programas de Fidelidade de jornais brasileiros (Guaracy Carlos da Silveira, UPM; Fernando Augusto Carvalho Dineli da Costa, FAAP)

2. Intertexto Publicidade audiovisual brasileira e o cinema Noir (Maéve Cristina Barnabé Talamonte, Unesp)

3.A influência da circulação midiática nas narrativas publicitárias (Maurício Gomes de Faria, USP)

4.Pluricanal OCTO: outras possibilidades de divulgação em mídia televisual (Maria Lilia Dias De Castro, UFSM)

 

Mesa 14

Coordenação:  Vander Casaqui - ESPM

 

1.Hoy te digo adiós: luto e nostalgia mercadológica na Música Pop (Rafael Chagas Lins, UFPE)

2. Medusa Mad(e) inUSA: mitomidiatização publicitária (Luiz Cezar Silva dos Santos, UFPA)

3. A argumentação na Publicidade: discurso dos inquietos (Paola Zanchi, Uniritter)

4. A inspiração como forma comunicacional do capitalismo “cool” (Vander Casaqui, ESPM)

 

 

08/09/2016 - 5ª feira

18h às 19h30

Palestra: Publicidade transmidiática

Local: ECA, Prédio 1, Sala da Congregação, 1o andar

 

Roberto Schmidt, Diretor de Publicidade do Grupo Globo. Doutorando e Mestre em Comunicação e Semiótica pela PUC SP.

 

 

09 de Setembro - 6ª feira

9h às 13h

Sessão 8 – Publicidade Apps, redes sociais e novas conexões de sentido

Local: ECA, Prédio 1, Sala da Congregação, 1o andar

Mesa 15

Coordenação: Mariângela Machado Toaldo - UFRGS

 

1.Face to Facebook: notas sobre a empatia midiatizada (Maria Cristina Dias Alves, USP)

2. Interações dos ciberconsumidores com (e a partir da) Ciberpublicidade: reflexões sobre os antecedentes de práticas de consumo (Thatianne Silva Sousa, UFPA; Jane Aparecida Marques, USP)

3. Interatividade na publicidade online: estratégias mercadológicas do Facebook (Lucilene dos Santos Gonzales, Unesp)

4.Publicidade, Jovens e tecnologia: para pensar as conexões digitais e as relações face a face (Mariângela Machado Toaldo, UFRGS)

 

Mesa 16

Coordenação: Eneus Trindade - USP

 

1. Hibridizações contemporâneas e o desafio da interação na comunicação móvel: avaliação dos apps Coral Visualizer e Polenghi Selection (Vitor Gomes Zanfagnini, FACHA; Luiz Agner Caldas, FACHA)

2.Rir para não chorar. Cliente cria campanha no Facebook contra Bradesco Seguros (Talita Garcez Guimarães, Devry, FANOR e FA7; Diego Henrique Oliveira Paiva, FA7)

3. Publicidade em interação - #deixamos o não em casa e saímos com o nunca (Leticia Alves Lins, UFMG)

4. Tendências do consumo alimentar midiatizado: #taeq e as táticas da saudabilidade em circulação na rede (Livia Silva de Souza, USP Eneus Trindade, USP; Rafael Covanzi de Souza, USP)

 

09 de Setembro - 6ª feira

9h às 13h

Sessão 9 – Publicidade e sociedade

Local: Prédio 1, 1º andar, Auditório Egon Schaden

Mesa 17

Coordenação: Karla Patriota - UFPE

 

1.Desejo, consumo e religião: a Igreja Universal e a venda da felicidade na “Escola do Amor”. (Karla Regina Macena Pereira Patriota, UFPE)

2. Máquinas de felicidade ambulantes: a manipulação das massas no primeiro flashmob da história da Publicidade (Danielle Cândido da Silva Nascimento, UNIT)

3. Publicidade e campanhas públicas de saúde: aproximações e distanciamentos diante de novas metodologias de aferição comunicacionais (Diogo Rógora Kawano, USP; Luan Matheus Gonçalves Rodrigues, IFAP)

4. Quem atende as startups: um panorama da realidade publicitária sergipana. (Matheus Pereira Mattos Felizola, UFS)

5. Ferramentas de Comunicação de Marketing Aplicadas ao Desenvolvimento da Equinocultura: Estudo de Caso na Fazenda Gruta Azul - MS (Maria Luiza Cáceres Rodrigues da Silva, UFMS; Tarcisio Saldívar Silveira, UFMS)

 

 

Mesa 18

Coordenação: Tânia Márcia César Hoff - ESPM

 

1. A representação das minorias nas propagandas brasileiras da Copa do Mundo de 2014 (Sérgio Arreguy Soares, FUMEC)

2.Racismo, machismo, sexismo na Publicidade: um dilema entre a criatividade e o discurso politicamente correto (Marina Aparecida Espinosa Negri, USP)

3. As barreiras da comunicação digital: o atendimento ao consumidor com deficiência (Monique Araújo de Oliveira, UMESP)

4. Inter-relações entre os estudos de comunicação/consumo e da análise de discurso francesa: uma perspectiva para investigar publicidade (Aliana Barbosa Aires, ESPM; Tânia Márcia César Hoff ESPM

bottom of page