
Marialva Carlos Barbosa
Presidente da INTERCOM
O 39o. Congresso da INTERCOM será marcado, temos a certeza, pela densidade das abordagens e discussões em torno de questões que antecipam ações diante de um mundo que se transforma sem cessar. E nesse cenário as discussões sobre caminhos em transformação e a perenidade da participação via mecanismos educacionais tornam-se prioritárias.
A INTERCOM como a Sociedade científica mais antiga da área da comunicação não poderia se furtar ao debate que coloca Comunicação e Educação em confluência num mundo em transformação, mas que deve continuar buscando sempre o aperfeiçoamento indispensável para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Num mundo marcado pela lógica da aceleração e no qual os projetos futuros parecem estar ausentes, pensar a Comunicação como uma relação humana que se cruza invariavelmente com a educação para produzir mudanças exponenciais na sociedade é mais do que a simples escolha de uma temática. Significa a tomada de uma posição que é de natureza política, já que não há possibilidade de transformação sem ações educacionais no sentido pleno.
Desejando que as discussões em torno dos processos comunicacionais envolvam necessariamente a razão crítica na busca da transformação, convidamos a todos a participar desse debate no XXXIX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – INTERCOM 2016.
Sejam todos bem vindos.