A cidade de São Paulo
São Paulo é a maior cidade do hemisfério sul, e de toda a lusofonia, com cerca de 20 milhões de habitantes na região metropolitana. Mundialmente conhecida por sua importância econômica, São Paulo também é a superlativa em termos da influência cultural e política, sendo sede de inúmeros eventos de imensa repercussão, como o Grande Prêmio Brasil de Fórmula 1, a Bienal de Arte, a Parada do Orgulho LGBT e a São Paulo Fashion Week.
Apesar de ser conhecida principalmente pela magnitude, como a cidade dos arranha céus, o mar de prédios, e por questões ligadas ao protagonismo econômico, São Paulo é antes de tudo uma cidade multicultural, marcada pela influência e presença de várias etnias e grupos sociais que a construíram desde a época de sua fundação, em 1554, por padres jesuítas.
Este multiculturalismo aparece em lugares, como em bairros de imigrantes e especialmente na gastronomia. Em São Paulo é possível comer de tudo, de todas as partes do mundo, sem esquecer que somos a capital mundial da Pizza: não há melhor pizza do que em São Paulo, e esta é uma convicção partilhada por qualquer paulistano.
Conhecida como a terra da garoa, em setembro São Paulo tem pouca chuva e as temperaturas são amenas, variando entre 14 e 24 oC. Acompanhar a metereologia, aliás, junto com o trânsito, é outra das manias paulistanas.
Apesar de à primeira vista parecer sisuda e concreta, São Paulo tem uma beleza incrível, muitos espaços verdes, inúmeros museus e atividades culturais para todos os gostos, além de uma população hospitaleira. Aproveite nossa cidade. Temos muito orgulho dela!
O que visitar
Clicando na figura ao lado você tem acesso ao site oficial de turismo de São Paulo, com dicas de passeios, pontos importantes, restaurantes, bares, roteiros e tudo o mais que nossa grande metrópole oferece. Para todos os gostos e bolsos. Confira!
PROGRAMAçÃO CULTURAL USP
Setembro
De 1º a 4/9 (quinta a domingo), 20h30: Mostra LAPETT. É uma mostra de Dança do Laboratório de Pesquisa e Estudos em Tanz Theatralidades da ECA-USP, coordenado pela professora Sayonara Pereira, que trabalhou por muitos anos com Tanztheater diretamente com a Pina Bausch. Serão apresentados trabalhos do laboratório e de duas companhias convidadas.
Até 22/9 (terças e quartas), 21h: Espetáculo "Um Trabalho para Palhaços Mortos", texto do dramaturgo romeno Matei Visniec, com a Cia. ADP, direção de José Roberto Jardim. A partir de 6/9 (quinta a domingo), 20h30: Mostra Experimentos. A mostra apresenta trabalhos de diferentes escolas de artes cênicas.
Até 22/9 (vários dias e horários): "Maravilhoso Teatro Ambulante da Academia de Palhaços". Os espetáculos serão realizados pela Academia de Palhaços em uma kombi que se transforma em palco, no jardim que liga os dois prédios da Maria Antônia.
Dia 5 e 19/9 (segundas), 19h: XVI Ciclo de Leituras Públicas: Dramaturgia Argentina. Dia 5/9: "300 millones", de Robert Arlt. Dia 19: "Millagro en el mercado viejo", de Osvaldo Dragun. As leituras são feitas pelo público, a partir de jogos teatrais coordenados pelo ator Otacílio Alacran (do TUSP).
Clicando nos logos abaixo você acessa a programação cultural do CINUSP, OCAM e MAC.