
Palestrantes convidados
Guillermo Orozco Gómez
Nasceu en Guadalajara, México. Graduado em Ciências da Comunicación na Universidade Jesuíta de Guadalajara (ITESO), especialização em Pedagogia na Universidade de Colônia (Alemanha). Mestre e doutor en Educação pela Universidad de Harvard (EUA). Catedrático de Ciências da Comunicación na Universidad de Guadalajara. Membro da Academia Mexicana de Ciências e do Sistema Nacional de Investigadores. Foi Catedrático UNESCO de Comunicação Social das Unviersidades Javariana da Colômbia (1996) e Autônoma de Barcelona (2000). Foi também catedrático Humanitas do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, Campus Estado do México (2007) e Catedrático Nacional no Centro Unviersitário de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Guadalajara, desde 2006. Sua prática de investigação privilegia os estudos de recepção e a alfabetização audiovisual. Escreveu mais de 130 artigos e capítulos de livros, sendo autor, coautor e organizador de mais de 20 livros, entre estes, “Un mundo de visiones” (ILCE, México, 2007), “Televisiones en Mexico, un recuento historico” (Univ. Guadalajara, 2007) e “La Ficcíon Televisiva en Iberoamerica: fomatos y publicidad” (OETI-Globo, 2009). É membro de diversos comitês científicos e editorais de revistas indexadas em vários países e atualmente coordena a seção mexicana do projeto internacional “Observatorio Iberoamericana de la Ficción Televisiva”.
Fontes: http://www.decs.cucsh.udg.mx/curriculum/GuillermoOrozco.pdf e http://www.infoamerica.org/teoria/orozco1.htm
CICLO CECOM
MESA 1: Comunicação e educação: paradigmas para a Integração
Ismar Soares (ECA-USP)
Professor Titular Sênior da Universidade de São Paulo. Coordenou, de 1996 a 2014, o NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Promoveu, com o NCE-USP, os projetos formativos Educom.rádio (2001-2004), Educom.TV (2002), Educom.rádio-Centro Oeste (2006-2007), e supersionou também a a aplicação do Curso Mídias na Educação (2006-2012). Coordenou a implementação da Licenciatura em Educomunicação junto à Escola de Comunicações e Artes da USP (2011), exercendo, atualmente, a função de Coordenador Pedagógico do curso. Preside a ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação e é membro do Conselho Diretor do OLCAMI - Observatório Latinoamericano y Caribeño de Alfabetización Midiática e Informacional. Autor de 50 artigos sobre Educomunicação e, entre outros livros, de “Sociedade da Informação ou da Comunicação?” (São Paulo: Cidade Nova, 1996), “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação” (São Paulo: Paulinas, 2011).
Fonte: http://lattes.cnpq.br/7611768706433230
José Ignácio Aguaded Gomés (Univ. Huelva, Espanha)
Doutor em Psicopedagogia, mestre e licenciado em Ciências da Educação e em Filologia Espânica. Professor de educação em meios de comunicação e de novas tecnologais aplicadas à educação na Universidade de Huelva. Presidente fundador do Grupo Comunicar, coletivo andaluz pioneiro na Espanha na educação em meios de comunicação. Diretor da revista científica ibero-americana de comunicação e educação “Comunicar”. Assessor científico de renomadas revistas nacionais e internacionais. Foi organizador e presidente de diferentes comitês científicos de eventos acadêmicos, nacionais e internacionais, como o “Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación: Luces en el laberinto audiovisual” en 2003 e o fórum “RTVE: Educar la mirada”, em Madrid, 2007. Participou de diversas investigações, tendo publicado, entre outros trabalhos, “La Educación en medios de comunicación. Panorama y perspectivas” (KR, 2000), “Jóvenes, aulas y medios de comunicación” (La Crujía, Argentina, 2002), “Universitari@s y redes: el uso de las TICs en alumnos principiantes de las universidades” (GEU, 2004), “Nuevas tecnologías aplicadas a la educación” (Madrid, Editorial McGraw-Hill, 2007) e “Competencia mediática: investigación sobre el grado de competencia de la ciudadanía en España” (Ministério da Educação, Espanha, 2011).
Fonte: http://www.ull.es/publicaciones/latina/_2008/12_19_Huelva/cv_Aguaded.html
Rosália Duarte (PUC/RJ)
Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora associada da PUC-Rio, editora da Revista Educação Online. Pesquisadora da área de Educação, com ênfase em Educação e Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, mídias digitais, televisão, criança e mídia, juventude e mídia, cultura digital e cultura audiovisual. Coordena o Grupem - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, fundado em 2001, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio e ceritificado pelo CNPq.
Fonte: http://grupem.pro.br/quem-somos/rosalia-duarte/
Mediação: Maria Aparecida Baccega (ESPM-ECA-USP)
Livre Docente em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP; Docente, pesquisadora e orientadora do Programa de Mestrado Comunicação e práticas de consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing SP, desde 2003. Fundadora e editora da revista Comunicação &Educação (USP; Paulinas) de 1994 a 2003 da qual hoje é Membro do Conselho Editorial e da Comissão de Publicação. Coordena o grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq "Comunicação e consumo: Educação e Cidadania" do PPGCOM-ESPM-SP. É membro do Conselho Editorial de várias revistas acadêmicas, entre as quais “Comunicação, Mídia e Consumo”, editada pelo PPGCOM da ESPM. Autora de artigos e capítulos de livros, tem vasta contribuição no campo comuicação e educação, além de livros, entre os quais: “Comunicação e linguagem” (Moderna); “Televisão e escola: uma mediação possível?” (Senac); “Gestão de processos comunicacionais” (org.) (Atlas); “Comunicação e culturas do consumo” (org.) (Atlas).
Fonte: http://lattes.cnpq.br/8872152033316612
MESA 2: Comunicação e educação: caminhos para a construção da cidadania
Adilson Citelli (ECA-USP)
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1973). Na mesma instituição realizou o mestrado (1982) e o doutorado (1990), ambos na área de Literatura Brasileira. Em 1995 fez a livre docência na ECA/USP, com tese na inter-relação Comunicação e Educação. Professor Titular junto ao Departamento de Comunicações e Artes, da ECA/USP, desde 2007. Docente dos programas de graduação e pós-graduação da ECA/USP, onde ministra cursos e orienta dissertações e teses nas áreas de Comunicação e Linguagem, com ênfase nas sub-áreas: comunicacão/educacão, educomunicação, comunicação/linguagem. Pesquisador 1C do CNPq. Foi coordenador do PPGCOM-USP. É membro do Comitê Assessor de Comunicação do CNPq. É autor de inúmeros artigos e livros, dentre estes destacam-se: “Linguagem e persuasão” (Ática, 1994); “Comunicação e educação: a linguagem em movimento” (SENAC, 2000); “Palavras, meios de comunicação e educação (Cortez, 2006); Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento” (Org., com Cristina Costa, São Paulo, Paulinas, 2011); “Educomunicação. Imagens do professor na mídia” (Org., São Paulo, Paulinas, 2012). Fonte: http://lattes.cnpq.br/9578817244971299
Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG)
Professor há 50 anos e pesquisador 1A do CNPq. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG da qual é professor emérito. Foi pro-reitor adjunto de pesquisa desta universidade. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Entre 1996 e 2004 foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) na Câmara de Educação Básica (CEB) da qual foi seu presidente por duas vezes. Foi Presidente da CAPES em 2003 e membro do CTC da Educação Básica (2009-2011) da CAPES. Foi membro da Comissão de Educação da SBPC e membro atual do seu Conselho Nacional. É membro do Conselho Superior da CAPES. Tem experiência na área de Direito à Educação, tendo publicado, entre outros livros, “Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições” (Belo Horizonte: Mazza edições, 2014), “Lazer, Cidadania e Responsabilidade Social” (Brasília: SESI/DN, 2006) e “Legislação Educacional Brasileira” (Rio de Janeiro: DP&A, 2000).
Fonte: http://lattes.cnpq.br/2686596980826238
Venício Artur de Lima (Conselho Curador EBC)
Graduação em Ciências Sociais/Sociologia pela UFMG (1969), mestrado (1974), doutorado (1979) e pós-doutorado (1988) em Communications pela University of Illinois at Urbana-Champaign. É também pós-doutor pela Miami University-Ohio (1991) e especialista em História do Cristianismo Antigo pela UnB (2009). Professor Titular de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado) é pesquisador senior do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (CERBRAS) do DCP-FAFICH-UFMG e membro (eleito) do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), 2014-2018. Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento de Paulo Freire; mídia e política; liberdade de expressão; liberdade da imprensa; políticas públicas, legislação e economia política da mídia. Publicou diversos artigos e livros, entre estes, “Cultura do silêncio e democracia no Brasil: ensaios em defesa da liberdade de expressão (1980-2015)” (Brasilia, DF: Editora UnB, 2015), “Para Garantir o Direito à Comunicação - A Lei Argentina, o Relatório Leveson (Inglaterra) e o HGL da União Europeia” (Ed. Fund. Perseu Abramo, 2014), “Midia: teoria e politica” (2a.ed.; São Paulo: Ed. Fund. Perseu Abramo, 2012) e “Comunicação e Cultura: as Ideias de Paulo Freire” (2a. ed. revista e ampliada. Brasilia/São Paulo: Editora UnB/Editora Fundação Perseu Abramo, 2011).
Fonte: http://lattes.cnpq.br/2488472761100721
Mediação: Maria Immacolata V. Lopes (USP)
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; pós-doutorado na Universidade de Florença, Itália. Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Epistemologia da Comunicação, Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: campo da comunicação, ficção televisiva, recepção da comunicação, metodologia da comunicação. Coordena o Centro de Estudos de Telenovela da USP (CETVN) e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP (CECOM). Criadora e coordenadora da rede internacional de pesquisa OBITEL (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva) e da rede nacional de pesquisa OBITEL-BRASIL. Presidente de IBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação (2015-2018). Diretora de MATRIZes, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Foi Presidente da INTERCOM -Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (1995-1997) e é membro do Conselho Curador da entidade. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação da ECA-USP (2001-2008) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (2001-2012). Foi representante da área de Comunicação no CNPq (2004-2007). É membro de Conselho Científico de periódicos nacionais e internacionais. Publica artigos e livros no país e no exterior em suas especialidades. É pesquisadora 1A do CNPq.
MESA 3: Comunicação e educação: empoderamento tecnológico para o diálogo
Beth Carmona (ComKIDS)
Produtora e jornalista, cuja experiência profissional inclui anos de trabajo na TV Cultura de São Paulo e na TV Brasil (âmbito público), bem como no Discovery Latin America, o Disney Channel e o Kids & Animal Planet, na esfera privada. É também investigadora da televisião e diretora do Prix Jeunesse Iberoamérica, uma competição internacional que premia a televisão infantil de qualidade. Fundadora e presidente de MIDIATIVA– Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, uma ONG dedicada à investigación e promoção de temas relacionados com a comunicação, a cultura e a educação. É diretora geral e editorial do comKids, que é o amadurecimento do trabalho de mais de 12 anos do Midiativa em parceria com a Singular, Arquitetura de Mídia. Entre seminários e mostras, o Midiativa já realizou muitas atividades para profissionais, crianças e educadores em todo o Brasil e na América Latina. Com caráter articulador e por meio de parcerias, o comKids teve início em 2010, com a percepção de que o setor de mídia e cultura para a infância e para a adolescência precisava de uma iniciativa para mobilizar os variados atores envolvidos na produção eletrônica e cultural para o público infanto-juvenil (profissionais, educadores, iniciativas em geral e público) em prol de conteúdos de qualidade. Fontes: http://portal.educ.ar/debates/protagonistas/espectaculos-medios/charla-con-beth-carmona.php e http://comkids.com.br/sobre
Brasilina Passarelli (ECA-USP)
Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1976). Professora Titular pela ECA/USP em 2007 e Chefe do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD/ECA/USP) para os períodos 2006-2007; 2009-2011; 2011-2013. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP na Área: Interfaces Sociais da Comunicação, Linha de Pesquisa: Comunicação e Educação, onde ministra a disciplina Novas Lógicas e Literacias Emergentes nos Coletivos Digitais: Práticas, Leituras e Reflexões. Livre-Docente pela ECA/USP (2003). Coordenadora Científica do NAP - Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro/USP, onde coordena pesquisas quantitativas e qualitativas sobre populações conectadas no âmbito do Observatório da Cultura Digital, com metodologia da netnografia e da etnografia virtual. Coordena convênios internacionais com: Universidade do Porto (Portugal); Universidade de Aveiro (Portugal); Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Texas (Austin). Publicou, entre outros, os livros “Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas” (Org., com J. Straubhaar e M.A.C. Cervero, Hershey: IGI Global, 2015), “Juventude Conectada Brasil” (com A. H. Junqueira, São Paulo: Fundação Telefônica, 2014) e “Inclusão Digital e Empregabilidade” (São Paulo: SENAC, 2009).
Fonte: http://lattes.cnpq.br/8136525601831162
Renata Martins (Roteirista/cineasta)
Cineasta formada pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Linguagens da Arte pela USP. Em 2010 dirigiu e roteirizou o curta-metragem “Aquém das Nuvens”, que foi exibido em mais de dez países e premiado no Festival Unasur na Argentina, assim como, venceu o concurso TALTV – Televisão da América Latina em 2014. É uma das roteiristas da premiada série “Pedro & Bianca”, ganhadora do Emmy Internacional Kids Awards 2013, na categoria Melhor Série InfantoJuvenil, e do Prix Jeunesse Iberoamericano 2013 e Internacional em 2014 na categoria “ficção para o público de 12 a 15 anos”.
De 2013 a 2014 atuou como diretora audiovisual na Cia os Crespos onde dirigiu e produziu os vídeos cenários dos espetáculos: “Engravidei Pari Cavalos” e “Cartas a Madame Satã ou me desespero sem notícias suas”. Coordenou o desenvolvimento da série televisiva ficcional “Rua Nove” e compôs a equipe de criação no desenvolvimento da série “Lulina e a Lua”, do estúdio Teremin e Coordenada por Gabriella Mancini, da Conspiração Filmes. O projeto da série infantil foi selecionado para o festival Annecy 2015. É criadora dos projetos “Empoderadas” e “Blábláobá”, websérie documental e um webprograma voltado para valorização das mulheres negras. Fonte: http://www.brasilpost.com.br/renata-martins/
Mediação: Maria Cristina Costa (USP)
Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado (1985) e Doutorado (1990) em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo. É LIvre-Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Titular em Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo, Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA/USP e Coordenadora do Curso Aperfeiçoamento por EaD - Censura e Liberdade de Expressão em Debate, organizado com o Centro de Investigação Mídia e Jornalismo - CIMJ - (Lisboa, PT), do qual é membro e pesquisadora. Tem Pós-Doutoramento na Universidade de Coimbra e no Centro de Investigação Media e Jornalismo - CIMJ - de Lisboa (Portugal). Sua experiência como pesquisadora é na área de Sociologia, com ênfase em Artes e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, arte, educação, sociologia e comunicação digital. É coordenadora do OBCOM - Núcelo de Apoio à Pesquisa - Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP e Vice-Chefe do Departamento de Comunicações e Artes - CCA - da ECA/USP. Autora, entre outros livros, “Liberdade e Interdição: pontos de vista” (Org., São Paulo: Escola de Comunicações e Artes - USP, 2016), “Educação, imagem e mídias” (São Paulo: Cortez Editora, 2013), “Censura em cena” (São Paulo: EDUSP, Imprensa Oficial, FAPESP, 2006).
Fonte: http://lattes.cnpq.br/8076769375597346