top of page

Palestrantes convidados

Guillermo Orozco Gómez

Nasceu en Guadalajara, México. Graduado em Ciências da Comunicación na Universidade Jesuíta de Guadalajara (ITESO), especialização em Pedagogia na Universidade de Colônia (Alemanha). Mestre e doutor en Educação pela Universidad de Harvard (EUA). Catedrático de Ciências da Comunicación na Universidad de Guadalajara. Membro da Academia Mexicana de Ciências e do Sistema Nacional de Investigadores. Foi Catedrático UNESCO de Comunicação Social das Unviersidades Javariana da Colômbia (1996) e Autônoma de Barcelona (2000). Foi também catedrático Humanitas do Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, Campus Estado do México (2007) e Catedrático Nacional no Centro Unviersitário de Ciências Sociais e Humanidades da Universidade de Guadalajara, desde 2006. Sua prática de investigação privilegia os estudos de recepção e a alfabetização audiovisual. Escreveu mais de 130 artigos e capítulos de livros, sendo autor, coautor e organizador de mais de 20 livros, entre estes, “Un mundo de visiones” (ILCE, México, 2007), “Televisiones en Mexico, un recuento historico” (Univ. Guadalajara, 2007) e “La Ficcíon Televisiva en Iberoamerica: fomatos y publicidad” (OETI-Globo, 2009). É membro de diversos comitês científicos e editorais de revistas indexadas em vários países e atualmente coordena a seção mexicana do projeto internacional “Observatorio Iberoamericana de la Ficción Televisiva”.

Fontes: http://www.decs.cucsh.udg.mx/curriculum/GuillermoOrozco.pdf e http://www.infoamerica.org/teoria/orozco1.htm

 

CICLO CECOM

 

MESA 1: Comunicação e educação: paradigmas para a Integração

 

Ismar Soares (ECA-USP)

Professor Titular Sênior da Universidade de São Paulo. Coordenou, de 1996 a 2014, o NCE- Núcleo de Comunicação e Educação da USP. Promoveu, com o NCE-USP, os projetos formativos Educom.rádio (2001-2004), Educom.TV (2002), Educom.rádio-Centro Oeste (2006-2007), e supersionou também a a aplicação do Curso Mídias na Educação (2006-2012). Coordenou a implementação da Licenciatura em Educomunicação junto à Escola de Comunicações e Artes da USP (2011), exercendo, atualmente, a função de Coordenador Pedagógico do curso. Preside a ABPEducom - Associação Brasileira de Pesquisadores e Profissionais da Educomunicação e é membro do Conselho Diretor do OLCAMI - Observatório Latinoamericano y Caribeño de Alfabetización Midiática e Informacional. Autor de 50 artigos sobre Educomunicação e, entre outros livros, de “Sociedade da Informação ou da Comunicação?” (São Paulo: Cidade Nova, 1996), “Educomunicação: o conceito, o profissional, a aplicação” (São Paulo: Paulinas, 2011).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/7611768706433230

 

José Ignácio Aguaded Gomés (Univ. Huelva, Espanha)

Doutor em Psicopedagogia, mestre e licenciado em Ciências da Educação e em Filologia Espânica. Professor de educação em meios de comunicação e de novas tecnologais aplicadas à educação na Universidade de Huelva. Presidente fundador do Grupo Comunicar, coletivo andaluz pioneiro na Espanha na educação em meios de comunicação. Diretor da revista científica ibero-americana de comunicação e educação “Comunicar”. Assessor científico de renomadas revistas nacionais e internacionais. Foi organizador e presidente de diferentes comitês científicos de eventos acadêmicos, nacionais e internacionais, como o “Congreso Iberoamericano de Comunicación y Educación: Luces en el laberinto audiovisual” en 2003 e o fórum “RTVE: Educar la mirada”, em Madrid, 2007. Participou de diversas investigações, tendo publicado, entre outros trabalhos, “La Educación en medios de comunicación. Panorama y perspectivas” (KR, 2000), “Jóvenes, aulas y medios de comunicación” (La Crujía, Argentina, 2002), “Universitari@s y redes: el uso de las TICs en alumnos principiantes de las universidades” (GEU, 2004), “Nuevas tecnologías aplicadas a la educación” (Madrid, Editorial McGraw-Hill, 2007) e “Competencia mediática: investigación sobre el grado de competencia de la ciudadanía en España” (Ministério da Educação, Espanha, 2011).

Fonte: http://www.ull.es/publicaciones/latina/_2008/12_19_Huelva/cv_Aguaded.html  


Rosália Duarte (PUC/RJ)

Doutora em Educação pela PUC-Rio. Professora associada da PUC-Rio, editora da Revista Educação Online. Pesquisadora da área de Educação, com ênfase em Educação e Mídia, atuando principalmente nos seguintes temas: cinema, mídias digitais, televisão, criança e mídia, juventude e mídia, cultura digital e cultura audiovisual. Coordena o Grupem - Grupo de Pesquisa Educação e Mídia, fundado em 2001, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Rio e ceritificado pelo CNPq.

Fonte: http://grupem.pro.br/quem-somos/rosalia-duarte/


Mediação: Maria Aparecida Baccega (ESPM-ECA-USP)

Livre Docente em Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da USP; Docente, pesquisadora e orientadora do Programa de Mestrado Comunicação e práticas de consumo da Escola Superior de Propaganda e Marketing SP, desde 2003. Fundadora e editora da revista Comunicação &Educação (USP; Paulinas) de 1994 a 2003 da qual hoje é Membro do Conselho Editorial e da Comissão de Publicação. Coordena o grupo de Pesquisa certificado pelo CNPq "Comunicação e consumo: Educação e Cidadania" do PPGCOM-ESPM-SP. É membro do Conselho Editorial de várias revistas acadêmicas, entre as quais “Comunicação, Mídia e Consumo”, editada pelo PPGCOM da ESPM. Autora de artigos e capítulos de livros, tem vasta contribuição no campo comuicação e educação, além de livros, entre os quais: “Comunicação e linguagem” (Moderna); “Televisão e escola: uma mediação possível?” (Senac); “Gestão de processos comunicacionais” (org.) (Atlas); “Comunicação e culturas do consumo” (org.) (Atlas).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8872152033316612

 

MESA 2: Comunicação e educação: caminhos para a construção da cidadania

 

Adilson Citelli (ECA-USP)

Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1973). Na mesma instituição realizou o mestrado (1982) e o doutorado (1990), ambos na área de Literatura Brasileira. Em 1995 fez a livre docência na ECA/USP, com tese na inter-relação Comunicação e Educação. Professor Titular junto ao Departamento de Comunicações e Artes, da ECA/USP, desde 2007. Docente dos programas de graduação e pós-graduação da ECA/USP, onde ministra cursos e orienta dissertações e teses nas áreas de Comunicação e Linguagem, com ênfase nas sub-áreas: comunicacão/educacão, educomunicação, comunicação/linguagem. Pesquisador 1C do CNPq. Foi coordenador do PPGCOM-USP. É membro do Comitê Assessor de Comunicação do CNPq. É autor de inúmeros artigos e livros, dentre estes destacam-se: “Linguagem e persuasão” (Ática, 1994); “Comunicação e educação: a linguagem em movimento” (SENAC, 2000); “Palavras, meios de comunicação e educação (Cortez, 2006); Educomunicação. Construindo uma nova área de conhecimento” (Org., com Cristina Costa, São Paulo, Paulinas, 2011); “Educomunicação. Imagens do professor na mídia” (Org., São Paulo, Paulinas, 2012). Fonte: http://lattes.cnpq.br/9578817244971299


Carlos Roberto Jamil Cury (UFMG)

Professor há 50 anos e pesquisador 1A do CNPq. Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Nossa Senhora Medianeira (1971), mestrado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1977) e doutorado em Educação: História, Política, Sociedade pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1979). É professor titular (aposentado) da Faculdade de Educação da UFMG da qual é professor emérito. Foi pro-reitor adjunto de pesquisa desta universidade. É professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais atuando na Graduação e Pós-Graduação (mestrado e doutorado). Entre 1996 e 2004 foi membro do Conselho Nacional de Educação (CNE) na Câmara de Educação Básica (CEB) da qual foi seu presidente por duas vezes. Foi Presidente da CAPES em 2003 e membro do CTC da Educação Básica (2009-2011) da CAPES. Foi membro da Comissão de Educação da SBPC e membro atual do seu Conselho Nacional. É membro do Conselho Superior da CAPES. Tem experiência na área de Direito à Educação, tendo publicado, entre outros livros, “Educação e direito à educação no Brasil: um histórico pelas Constituições” (Belo Horizonte: Mazza edições, 2014), “Lazer, Cidadania e Responsabilidade Social” (Brasília: SESI/DN, 2006) e “Legislação Educacional Brasileira” (Rio de Janeiro: DP&A, 2000).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2686596980826238

 

Venício Artur de Lima (Conselho Curador EBC)

Graduação em Ciências Sociais/Sociologia pela UFMG (1969), mestrado (1974), doutorado (1979) e pós-doutorado (1988) em Communications pela University of Illinois at Urbana-Champaign. É também pós-doutor pela Miami University-Ohio (1991) e especialista em História do Cristianismo Antigo pela UnB (2009). Professor Titular de Ciência Política e Comunicação da UnB (aposentado) é pesquisador senior do Centro de Estudos Republicanos Brasileiros (CERBRAS) do DCP-FAFICH-UFMG e membro (eleito) do Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), 2014-2018. Tem experiência nas áreas de Ciência Política e Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento de Paulo Freire; mídia e política; liberdade de expressão; liberdade da imprensa; políticas públicas, legislação e economia política da mídia. Publicou diversos artigos e livros, entre estes, “Cultura do silêncio e democracia no Brasil: ensaios em defesa da liberdade de expressão (1980-2015)” (Brasilia, DF: Editora UnB, 2015), “Para Garantir o Direito à Comunicação - A Lei Argentina, o Relatório Leveson (Inglaterra) e o HGL da União Europeia” (Ed. Fund. Perseu Abramo, 2014), “Midia: teoria e politica” (2a.ed.; São Paulo: Ed. Fund. Perseu Abramo, 2012) e “Comunicação e Cultura: as Ideias de Paulo Freire” (2a. ed. revista e ampliada. Brasilia/São Paulo: Editora UnB/Editora Fundação Perseu Abramo, 2011).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/2488472761100721

 

Mediação: Maria Immacolata V. Lopes (USP)

Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo; mestrado e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo; pós-doutorado na Universidade de Florença, Itália. Professora titular da Escola de Comunicações e Artes da USP. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Epistemologia da Comunicação, Teoria da Comunicação e Metodologia da Pesquisa em Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: campo da comunicação, ficção televisiva, recepção da comunicação, metodologia da comunicação. Coordena o Centro de Estudos de Telenovela da USP (CETVN) e o Centro de Estudos do Campo da Comunicação da USP (CECOM). Criadora e coordenadora da rede internacional de pesquisa OBITEL (Observatório Ibero-Americano da Ficção Televisiva) e da rede nacional de pesquisa OBITEL-BRASIL. Presidente de IBERCOM - Associação Ibero-Americana de Comunicação (2015-2018). Diretora de MATRIZes, Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da USP. Foi Presidente da INTERCOM -Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (1995-1997) e é membro do Conselho Curador da entidade. Foi Presidente da Comissão de Pós-Graduação da ECA-USP (2001-2008) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação da Universidade de São Paulo (2001-2012). Foi representante da área de Comunicação no CNPq (2004-2007). É membro de Conselho Científico de periódicos nacionais e internacionais. Publica artigos e livros no país e no exterior em suas especialidades. É pesquisadora 1A do CNPq.

 

MESA 3: Comunicação e educação: empoderamento tecnológico para o diálogo

 

Beth Carmona (ComKIDS)

Produtora e jornalista, cuja experiência profissional inclui anos de trabajo na TV Cultura de São Paulo e na TV Brasil (âmbito público), bem como no Discovery Latin America, o Disney Channel e o Kids & Animal Planet, na esfera privada. É também investigadora da televisião e diretora do Prix Jeunesse Iberoamérica, uma competição internacional que premia a televisão infantil de qualidade. Fundadora e presidente de MIDIATIVA– Centro Brasileiro de Mídia para Crianças e Adolescentes, uma ONG dedicada à investigación e promoção de temas relacionados com a comunicação, a cultura e a educação. É diretora geral e editorial do comKids, que é o amadurecimento do trabalho de mais de 12 anos do Midiativa em parceria com a Singular, Arquitetura de Mídia. Entre seminários e mostras, o Midiativa já realizou muitas atividades para profissionais, crianças e educadores em todo o Brasil e na América Latina. Com caráter articulador e por meio de parcerias, o comKids teve início em 2010, com a percepção de que o setor de mídia e cultura para a infância e para a adolescência precisava de uma iniciativa para mobilizar os variados atores envolvidos na produção eletrônica e cultural para o público infanto-juvenil (profissionais, educadores, iniciativas em geral e público) em prol de conteúdos de qualidade. Fontes: http://portal.educ.ar/debates/protagonistas/espectaculos-medios/charla-con-beth-carmona.php e http://comkids.com.br/sobre

 

Brasilina Passarelli (ECA-USP)

Bacharel em Biblioteconomia e Documentação pela Escola de Comunicações e Artes da USP (1976). Professora Titular pela ECA/USP em 2007 e Chefe do Departamento de Biblioteconomia e Documentação (CBD/ECA/USP) para os períodos 2006-2007; 2009-2011; 2011-2013. Orientadora de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação (PPGCOM) da ECA/USP na Área: Interfaces Sociais da Comunicação, Linha de Pesquisa: Comunicação e Educação, onde ministra a disciplina Novas Lógicas e Literacias Emergentes nos Coletivos Digitais: Práticas, Leituras e Reflexões. Livre-Docente pela ECA/USP (2003). Coordenadora Científica do NAP - Núcleo de Apoio à Pesquisa sobre Novas Tecnologias de Comunicação Aplicadas à Educação Escola do Futuro/USP, onde coordena pesquisas quantitativas e qualitativas sobre populações conectadas no âmbito do Observatório da Cultura Digital, com metodologia da netnografia e da etnografia virtual. Coordena convênios internacionais com: Universidade do Porto (Portugal); Universidade de Aveiro (Portugal); Universidad Complutense de Madrid (Espanha); Texas (Austin). Publicou, entre outros, os livros “Handbook of Research on Comparative Approaches to the Digital Age Revolution in Europe and the Americas” (Org., com J. Straubhaar e M.A.C. Cervero, Hershey: IGI Global, 2015), “Juventude Conectada Brasil” (com A. H. Junqueira, São Paulo: Fundação Telefônica, 2014) e “Inclusão Digital e Empregabilidade” (São Paulo: SENAC, 2009).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8136525601831162

 

Renata Martins (Roteirista/cineasta)

Cineasta formada pela Universidade Anhembi Morumbi e pós-graduada em Linguagens da Arte pela USP. Em 2010 dirigiu e roteirizou o curta-metragem “Aquém das Nuvens”, que foi exibido em mais de dez países e premiado no Festival Unasur na Argentina, assim como, venceu o concurso TALTV – Televisão da América Latina em 2014. É uma das roteiristas da premiada série “Pedro & Bianca”, ganhadora do Emmy Internacional Kids Awards 2013, na categoria Melhor Série InfantoJuvenil, e do Prix Jeunesse Iberoamericano 2013 e Internacional em 2014 na categoria “ficção para o público de 12 a 15 anos”.

De 2013 a 2014 atuou como diretora audiovisual na Cia os Crespos onde dirigiu e produziu os vídeos cenários dos espetáculos: “Engravidei Pari Cavalos” e “Cartas a Madame Satã ou me desespero sem notícias suas”. Coordenou o desenvolvimento da série televisiva ficcional “Rua Nove” e compôs a equipe de criação no desenvolvimento da série “Lulina e a Lua”, do estúdio Teremin e Coordenada por Gabriella Mancini, da Conspiração Filmes. O projeto da série infantil foi selecionado para o festival Annecy 2015. É criadora dos projetos “Empoderadas” e “Blábláobá”, websérie documental e um webprograma voltado para valorização das mulheres negras. Fonte: http://www.brasilpost.com.br/renata-martins/


Mediação: Maria Cristina Costa (USP)

Possui Bacharelado e Licenciatura em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1973), Mestrado (1985) e Doutorado (1990) em Ciências Sociais (Antropologia Social) pela Universidade de São Paulo. É LIvre-Docente em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes, da Universidade de São Paulo. Atualmente é Professora Titular em Comunicação e Cultura da Universidade de São Paulo, Presidente da Comissão de Pesquisa da ECA/USP e Coordenadora do Curso Aperfeiçoamento por EaD - Censura e Liberdade de Expressão em Debate, organizado com o Centro de Investigação Mídia e Jornalismo - CIMJ - (Lisboa, PT), do qual é membro e pesquisadora. Tem Pós-Doutoramento na Universidade de Coimbra e no Centro de Investigação Media e Jornalismo - CIMJ - de Lisboa (Portugal). Sua experiência como pesquisadora é na área de Sociologia, com ênfase em Artes e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, arte, educação, sociologia e comunicação digital. É coordenadora do OBCOM - Núcelo de Apoio à Pesquisa - Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura da USP e Vice-Chefe do Departamento de Comunicações e Artes - CCA - da ECA/USP. Autora, entre outros livros, “Liberdade e Interdição: pontos de vista” (Org., São Paulo: Escola de Comunicações e Artes - USP, 2016), “Educação, imagem e mídias” (São Paulo: Cortez Editora, 2013), “Censura em cena” (São Paulo: EDUSP, Imprensa Oficial, FAPESP, 2006).

Fonte: http://lattes.cnpq.br/8076769375597346

 

 

bottom of page